
INGREDIENTES:
BASE:
1 xícara de chá de amêndoas (pode ser substituída por outra castanha ou noz)
1 xícara de chá de tâmaras secas ( deixar de molho na água previamente por alguns minutos para facilitar a batida; pode ser substituída por outra fruta seca)
RECHEIO:
1 pitaya rosa média e descascada
1 copo de castanha de cajú crua (previamente deixada de molho na água por no mínimo 4 horas e descartada a água)
1 ½ de colher de sopa de óleo de côco
1 pitadinha de sal
Opcional: 2 colheres de chá de agave (pode ser substituída por outro adoçante natural de forma líquida)
PREPARO:
Bata no processador os ingredientes da base até formarem uma massa homogênea. Cubra a base da forma escolhida para fazer o cheesecake ( 20 ou 22 cm de diâmetro é o ideal para essa receita), apertando com os dedos. Se for optar por bater no liquidificador, tenha paciência e bata aos pouquinhos, desligando de tempo em tempo e “raspando” as beiradinhas que ficam sem bater.
Após isso, bata as castanhas de cajú junto com 2/3 da pitaya e a pitadinha de sal; coloque por cima da massa base. Leve ao refrigerador por 4 horas ou ao freezer até estar bem durinha e com ponto de corte. Decore a torta com o outro 1/3 da pitaya. Para isso, você pode simplesmente amassa-la muito bem até dar um ponto de “geléia” e colocar por cima do cheesecake. Pode também decorar com folhas de hortelã (ficam uma delícia com a pitaya!) ou quaisquer outros ingredientes de sua preferência. Mantenha o cheesecake na geladeira até a hora de servir pois ele pode derreter e perder o formato ideal se ficar por muito tempo sem refrigeração.